AGENDE SUA CONSULTA

Tratamento de Fraturas do Quadril e da Pelve

Representação artística

 

 

A parte superior do fêmur é formada pela região subtrocantérica, transtrocantérica, colo e cabeça femoral.

A cabeça femoral articula-se com o acetábulo. Este é formado pela fusão de três ossos, pubis, ísquio e ílio. 

O acetábulo está conectado ao esqueleto axial através dos ossos da pelve e do sacro.

 

 

Todas estas estruturas acima citadas se dividem em várias regiões anatômicas específicas e todas estas regiões podem sofrer fraturas de características diferentes.

 

 

Existe uma infinidade de padrões de fraturas da região do quadril e da pelve. Estas podem variar desde simples avulsões de inserções musculares que necessitam apenas de repouso até lesões fatais que podem levar à morte em poucos minutos, como as fraturas pélvicas em "livro aberto" graves.

 

 

As fraturas podem ser causadas por traumas banais, como nos idosos com osteoporose, quando uma pequena queda ou escorregão pode levar a uma fratura importante. Podem ser causadas também por traumas de altíssima energia, como quedas de moto ou acidentes automobilísticos de alta velocidade.

 

 

Podem requerer tratamento de emergência, quando cada minuto é importante, ou permitir um planejamento ou equilíbrio das funções clínicas até por alguns dias.

 

 

O tratamento de cada fratura envolve sua classificação, através de sistemas padronizados e o entendimento do que chamamos de "personalidade da fratura". Algumas fraturas tem evolução mais favorável, outras não.

 

 

A escolha do método de tratamento é baseado na localização da fratura, o formato de seus traços, o número de fragmentos, a quantidade e a direção de desvio dos seus fragmentos, a qualidade óssea, hábito corporal e as condições clínicas de cada paciente.

 

 

Casos de fraturas complexas da pelve e do acetábulo podem requerer várias horas dedicadas a uma reconstrução complexa, enquanto alguns padrões simples podem ser operados em poucos minutos.

 

 

Algumas fraturas curam-se por completo e permitem o retorno às atividades prévias normalmente. Outras causam sequelas irreversíveis, por melhor que seja o tratamento instituído.

 

 

Você poderá entender um pouco mais sobre cada tipo específico de fratura nos links próprios, no menu de "Informações".

 

 

Rua Herculano Carlos Franco de Souza, 438
CEP 80240-290, Bairro Água Verde, Curitiba - Paraná - Brasil
41 30442940
41 30442941