Outros Procedimentos

NOVAS TERAPIAS: PRP, CÉLULAS TRONCO, ETC…   FUNCIONAM PARA O QUADRIL?

A mídia vem mostrando na última década muitas notícias sobre pesquisas com células tronco, engenharia de tecidos, terapias gênicas, PRP – entre outras – e sobre os avanços que já foram alcançados em diversas áreas da Medicina.

Mas o que são estas terapias? O que realmente funciona? O que sabemos sobre elas? Quais suas vantagens no tratamento do quadril?

Veja as respostas abaixo, segundo o site Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos:

P.R.P.: esta sigla significa platelet-rich-plasma, ou plasma rico em plaquetas. É uma fração do sangue centrifugado do próprio paciente que concentra plaquetas e fatores “cicatrizantes” contidos nesta. É usada re-injetando-se esta fração nos locais de lesão. Embora seu efeito pareça ser promissor especificamente nas tendinites crônicas do cotovelo, seu uso em outras condições ainda precisa de evidências científicas.

Células tronco: são células que possuem o potencial de diferenciar-se em qualquer outra célula do corpo humano. Na ortopedia são pesquisadas para o tratamento de defeitos articulares, defeitos ósseos, lesões traumáticas, etc Neste momento, procedimentos com células tronco na ortopedia estão ainda em estágio experimental.

Engenharia de tecidos e terapia gênica: o avanço do conhecimento sobre células-tronco e seu comportamento poderá no futuro permitir sua aplicação clínica na reconstrução de órgãos e na manipulação do DNA, evitando-se assim, transplantes por exemplo.

” Não há dúvidas de que estas terapias são de fato muito animadoras. Possivelmente teremos no futuro um quadro bem diferente nos tratamentos de saúde e especificamente no tratamento das lesões articulares. Infelizmente este futuro ainda não chegou. Precisamos ainda aprofundar as pesquisas para que estas terapias alcancem um benefício clínico inquestionável e que sejam aplicadas ao uso clínico rotineiramente.”- opinião pessoal – Dr. Thiago Busato

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*