AGENDE SUA CONSULTA

Lesões comuns no quadril do corredor.

Running is a way of life

 

Gosta de correr? Conheça as 3 causas mais comuns de dores no quadril do corredor e como evitá-las:

 

Inflamações: este grupo inclui as famosas tendinites e bursites. Entre as mais comuns estão a tendinite glútea, que pode estar associada à bursite trocantérica e pode apresentar-se como dor na lateral do quadril e coxa (região do "culote"). Destacam-se também a entesite proximal do trato iliotibial, muito comum em mulheres corredoras, que causa dor na asa ilíaca ("cintura") e a tendinite do psoas, que ocasiona dor na virilha.

 

Lesões da articulação: aqui temos as lesões do lábio acetabular (labrum), estrutura que fica na beirada da articulação e cuja lesão pode se manifestar como fisgada, estalido ou bloqueio articular eventual. Geralmente estas lesões estão associadas ao Impacto Fêmoro-Acetabular, alteração óssea que provoca contato precoce entre os ossos do quadril. Não é raro detectarmos também algum grau de artrose, ou seja, o desgaste da cartilagem da articulação do quadril.

 

Fraturas por stress. Embora sejam mais comum nos pés e pernas, seu diagnóstico também é frequente nos quadris de corredores de longa distância, principalmente. 

 

Como evitar estas lesões?

 

Se você está acima do peso, evite atividades de impacto até que tenha atingido um peso mais saudável. Prefira natação, bicicleta, elípticos, etc

 

Dois hábitos devem ser mantidos por praticantes de corrida: fortalecimento muscular e alongamentos. O impacto que passa pela articulação do quadril durante a corrida pode chegar a 10 vezes o seu peso! A musculatura central (core) deve estar preparada para estabilizar a pelve durante a corrida e absorver esta carga enorme de peso a cada passada. O alongamento faz com que os grupos musculares funcionem de maneira mais harmônica e equilibrada. 

 

O ideal é que faça uma avaliação ortopédica antes de iniciar seus treinamentos e que procure imediatamente um especialista caso comece a apresentar dores durante ou depois de seus treinos. 

 

Não menospreze seus sintomas, pois algumas das patologias descritas acima podem necessitar de tratamento cirúrgico precoce. 

 

Rua Herculano Carlos Franco de Souza, 438
CEP 80240-290, Bairro Água Verde, Curitiba - Paraná - Brasil
41 30442940
41 30442941